Envie-nos uma mensagem

contato@sammetais.com.br

A SAM quer ouvir você.

Segurança

Segurança é prioridade para a SAM.  O projeto Bloco 8 terá o sistema de depósito de rejeitos mais seguro da atualidade. Por características técnicas, a mineração de ferro de baixo teor e nas proporções do Projeto Bloco 8 não permite a realização de processos de tratamento a seco. Assim, a SAM investiu pesado na segurança para o seu sistema de depósito de rejeitos que foi projetado por empresas especializadas e auditada por consultor independente da Universidade de São Paulo – USP.

O alteamento da barragem utilizada será por linha de centro. Entre outros dispositivos de segurança, para evitar a ocorrência de infiltração e consequentemente de qualquer possibilidade de rompimento, essa estrutura terá um filtro vertical que acompanhará todo o seu corpo central. Durante a operação, este corpo será separado do espelho d’água por uma área seca de rejeito com uma distância mínima de 400m. Essa distância faz com que a barragem se mantenha sempre livre de infiltrações, e cada vez mais estável.

Esse rigor na construção da barragem de rejeitos e as soluções desenvolvidas garantem total proteção para as comunidades e municípios. No Projeto Bloco 8, a cava, onde ocorrerá a extração do minério, estará localizada logo abaixo da barragem de rejeitos, representando um importante dispositivo de diminuição de risco na operação do projeto, uma vez que seria o primeiro lugar para onde o material escoaria, num caso hipotético de rompimento. Para evitar a concentração de pessoas na área, de operação da futura cava, serão utilizadas máquinas e equipamentos que operam por controle remoto.

Aproveitando sua localização, a SAM projetou um muro de contenção logo após a futura cava, onde, num caso hipotético de rompimento, todo o material ficaria restrito e confinado dentro da área da empresa, evitando que qualquer onda de rejeito chegue a quaisquer comunidades.

Inovação

A SAM assinou um memorando de entendimentos com a gigante de telecomunicações Huawei. O acordo prevê a aplicação do 5G e desenvolvimento de tecnologia de mineração não tripulada na operação do ProjetoBloco8.

Essa iniciativa reafirma o investimento da SAM em inovação e segurança, dois grandes pilares do empreendimento, uma vez que a operação da mina poderá ser feita remotamente, sem a presença de pessoas.

Com mais esse movimento a empresa irá contribuir para a inserção do Norte de Minas como um dos polos industriais tecnológicos do estado.