Envie-nos uma mensagem

contato@sammetais.com.br

A SAM quer ouvir você.

Licenciamento e Operação

O Projeto Bloco 8 está em fase de desenvolvimento. Estão sendo realizados estudos de engenharia, bem como os estudos necessários ao seu licenciamento ambiental.

O licenciamento é realizado em três etapas diferentes e conduzido pelo órgão ambiental responsável. O Projeto Bloco 8 está em processo de obtenção de sua Licença Prévia, que atestará a sua viabilidade ambiental.

Com a obtenção da Licença Prévia (LP), a SAM dará início às atividades para preparar a instalação do empreendimento, atendendo a todos os requisitos necessários e condicionantes estabelecidos para as próximas fases de sua implementação.

As obras na região do projeto terão início após a obtenção da Licença de Instalação (LI). A operação começará, efetivamente, após a concessão da Licença de Operação (LO).

samicones_tecnologiainovacao
Tecnologia e inovação para operar

A tecnologia de concentração mineral representa papel especialmente crítico no Projeto Bloco 8, dado o baixo teor médio do depósito (cerca de 20% de Fe) e sua mineralogia característica. A SAM direcionou substanciosos recursos e esforços no desenvolvimento da tecnologia de beneficiamento utilizada na usina de tratamento de minério do Projeto Bloco 8, envolvendo renomadas instituições nacionais e estrangeiras como Bokela, CITIC, CSU University, FlSmidth, HDA, Inbrás/Eriez, LCT/USP, Metso, Outotec, SGS/Geosol, Weir/KHD, Brass, CETEM e Fundação Gorceix.

O processo desenvolvido envolve britagem, moagem, deslamagem, pré-concentração magnética de alto campo e flotação. Apesar de serem operações unitárias consagradas no tratamento de minério de ferro, envolvem, neste caso específico, reagentes e condições operacionais inéditas. Tais características permitem elevada recuperação e produção de concentrado de alto teor que encontra posição privilegiada no mercado e alta competitividade nos custos por tonelada processada, fatores estes fundamentais para a viabilização do projeto.

Em função das inovações tecnológicas, de processo e de engenharia, a mineração inteligente no projeto Bloco 8 representará um novo paradigma e ponto de partida da viabilização de vários outros depósitos minerais similares existentes na região.